segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Curso Salto para o Futuro - Atendimento Educacional Especializado

Nos dias 06 e 07 de novembro, a convite da querida Maristela Zuquelo, coordenadora do Programa Salto para o Futuro,  participei de uma das etapas de formação sobre o Atendimento Educacional Especializado. Dentre as falas, abordei sobre o funcionamento, a caracterização, os objetivos, a fundamentação legal e teórica e as estratégias de intervenção para os alunos matriculados no Serviço de Atendimento Educacional Especializado - SAEDE realizado na Apae de Curitibanos. 
        O Serviço de Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo qualificar a estrutura do pensamento do educando para o desenvolvimento dos  processos mentais superiores, através de metodologias, estratégias e recursos pedagógicos, que possibilitem a apropriação do conhecimento científico. Dentre as questões trabalhadas estão às relacionadas à: autonomia, diferentes formas de linguagem, concentração, atenção, memória, organização, análise e síntese, classificação, comparação, orientação espacial e temporal, resolução de problemas e textualidade.
     Dentre as estratégias sugeridas destacamos o trabalho com blocos lógicos, jogos psicopedagógicos  e mapas conceituais. 
          
 


5 comentários:

Maria Sandoly disse...

Todas as iniciativas que preparem o educador para atuar de forma competente com a proposta de ver na escola um espaço de construção de conhecimento e acolhedor é importante.
Parabéns!
Sandoly Alexandre
http://sopenerando.blogspot.com.br/

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá Educadora Elis, antes de qualquer recado, desejo que 2013 esteja recheado de boas novidades em sua vida.

Estou aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

DIVULGUE SEU BLOG no “EDUCADORES MULTIPLICADORES” e fique em evidência! Compartilhe saberes!

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença! Parabéns pelos textos.

Esta parceria é exclusiva para blogs de Educadores e Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais), obrigado: http://www.marquecomx.com.br/

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan

Jeferson Cardoso disse...

Oi Elis! Parabéns pelo belo trabalho realizado!
http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço!

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Oi, Elis ! vc sabe que eu curto muito seu blog e suas ideias!
Gostaria de te convidar para conhecer o novo layout do meu Educando o Amanhã - http://educandooamanha.blogspot.com.br/. Vamos trocar ideias ?

Um abraço,

Semíramis

descontofederal.com disse...

Falar sobre educação é sempre plausivel. O tema abordado nos revela a grande importância da educação e dos nossos educadores. Estamos em plena mutação educacional.Plataformas diferenciadas como os EAD surgem como esperança de crescimento cultural e educacional.Toda mudança causa desconfiança. Porém as expeiriências têm sido super positivas.