quarta-feira, 21 de março de 2012

O Líder da Classe

Brad Cohen é o personagem central do filme "O Líder da Classe". O verdadeiro Brad convive com sua companheira - como refere-se no filme - a Síndrome de Tourette, desde os seis anos de idade. Vive hoje em Atlanta, é casado com Nancy, mantém uma associação para pessoas com a síndrome e faz o que lutou uma vida inteira para concretizar: Ser professor.

Leve, engraçado e uma grande lição de vida e persistência. Assim é o filme. Brad nunca foi vítima da sua deficiência. Do contrário. Usou a síndrome para criar, desde muito cedo uma filosofia de vida, dedicando a maior parte do seu tempo perseguindo um ideal.

Vygotsky em seus escritos sobre Defectologia e Compensação teoriza que existem dois tipo de deficiência. Uma, a deficiência primária, de causa orgânica; outra, secundária, sendo esta, medida socialmente e remetendo ao fato de o universo cultural estar construido em função de um padrao de normalidade.

A teoria focaliza a distinção entre estas concepções, enfatizando a deficiência orgânica enquanto diferença, como um signo da humanidade; enquanto a secundária, como grande limitadora do indivíduo. Para ele, em grande parte das vezes, " As consequências sociais do defeito acentuam, alimentam e consolidam o próprio defeito"

O defeito tratado na teoria de Vygotsky, é assim compreendido como uma invenção social. O desenvolvimento da criança com deficiência não está condicionado apenas ao fator orgânico, mas, fundamentalmente à forma como a deficiência é significada pelo grupo social do qual faz parte. Assim, o déficit orgânico da deficiência torna-se subordinado às ações culturais. Como resultado e em decorrência dessse olhares, consolidam-se ações que poderão, ou serem adequadas, ou empobrecer o processo de desenvolvimento destes sujeitos. 

 O filme ilustra de forma muito pontual essa fala. Não é a deficiência que limita Brad, é a forma como é significada pelas pessoas. A deficiência cria nele um desejo que funciona como elemento propulsor, uma espécie de compensação. No entanto, seu desejo esbarra em um contexto social que não vê possibilidades, que inviabiliza, que não cria caminhos alternativos. Sua deficiência é limitante, não porque o seja nas suas condições orgânicas, mas sociais. Brad é visto como deficiente, portador de uma síndrome que de modo generalizante incapacita e limita o sujeito a atuar de forma ativa e eficiente no seu espaço. Para as pessoas Brad não tem personalidade, não tem nada que o diferencie de outras pessoas com deficiência. Brad não é outra coisa senão sua síndrome. A reação subjetiva aos limites inerentes à deficiência e o lugar que ocupa essa condição na totalidade de suas características são desconsideradas.

Se tivesse que sintetizar a trama em uma frase escolheria a de Rubem Alves: O que muda não é a diferença. São os olhos.

A realidade não é algo fixo, estático e imutável. A realidade é dinâmica. E pode ser só uma ilusão.