
As Torres de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
A Lenda
Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo cosmopolita holandês, situado no centro do universo sub-aquático oceanico. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem tranferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria. Hans supostamente inspirou-se na lenda para construir o jogo, o qual tornou-se muito popular na China Oriental.
Soluções:
Solução do problema com uma torre de quatro discos.É interessante observar que o número mínimo de "movimentos" para conseguir transferir todos os discos da primeira estaca à terceira é 2n-1, sendo n o número de discos. logo:
Para solucionar um hanoi de 3 discos, são necessários 2³ -1 movimentos = 7 movimentos.
Para solucionar um hanoi de 7 discos, são necessários 127 movimentos.
Para solucionar um hanoi de 15 discos, são necessários 32.767 movimentos.
Para solucionar um hanoi de 64 discos, como diz a lenda, são necessários 18.446.744.073.709.551.615 movimentos.
Você pode jogar aqui ou aqui ou fazer o download aqui. Uma dica do meu amigo Frederico do Teia é que o jogo também pode ser acessado através do GCompris que sugeri alguns posts abaixo.
3 comentários:
Olá,
Passando para conhecer seu espaço super interessante e deixar meu carinho. Voltarei outras vezes.
Desejo uma linda quarta feira e paz.
Smack!
Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br
Olá Elis,
Legal a abordagem da Torre de Hanói. Nesse tempo em que as pessoas procuram jogos e aplicações cada vez mais sofisticados, jogos (aparentemente) simples como a Torre acabam ficando de lado. O que é uma pena, diante do enorme potencial de trabalhos que ela oferece.
Um outro lugar onde tem a Torre de Hanói é no GCompris (http://gcompris.net), que é uma suíte de jogos educacionais livres. Inclusive lá tem o jogo clássico e uma variante. Pra quem tem o GNU/Linux, vale a pena dar uma olhada.
Um abraço e até mais.
Obrigado Edimar pelo comentário e pelo carinho. Seja sempre bem vinda.
Frederico, valeu o toque, ta dada a dica na postagem. Abração para você também.
Postar um comentário