segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Conteúdos Educacionais Microsoft - Programa de Acessibilidade

O Programa de Acessibilidade disponível na página Conteúdos Educacionais da Microsoft tem por objetivo capacitar professores para o uso das TICs e da Tecnologia Assistiva no cotidiano escolar e para a personalização das ferramentas de facilidade de acesso dos sistemas operacionais Windows e seus aplicativos, visando a construção da autonomia e inclusão de alunos com deficiência – seja ela física, visual, auditiva ou de desenvolvimento.

Para poder orientar o uso do computador e de outras tecnologias aos alunos com deficiência é importante que os professores tenham conhecimento das possibilidades de acessibilidade e saibam personalizá-lo de acordo com os tipos ou graus de deficiência de seus alunos.

Na página é possível fazer o download de uma apostila sobre acessibilidade e de material sobre Tecnologia Assistiva nas Escolas.

Um material muito útil aos educadores que buscam a inclusão de todos os seus alunos ao mundo digital.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Prêmio Educadores Inovadores

Promovido pela Microsoft o Prêmio Educadores Inovadores 2009 entra em sua fase final. Nove semifinalistas foram selecionados pelos Comitês de Seleção e, além de concorrerem nas categorias escolhidas no momento da inscrição (Inovação em Colaboração, Inovação em Comunidade e Inovação em Conteúdo), eles também participam da votação online na categoria Educador Inovador.

Destaco aqui, na categoria Inovação em Conteúdo o trabalho da amiga Bernadete Mother
A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTE DIGITAL

Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza

Caxias do Sul - RS

O trabalho desenvolve a metodologia de Projetos de Aprendizagem e sua publicação em ambientes virtuais. A educadora interage com as alunas do curso normal e com crianças das séries iniciais para construir e aplicar todo o conhecimento construído, refletindo sobre práticas pedagógicas e incentivando o uso dos aplicativos e das tecnologias digitais.

Parabéns à amiga Bernadete. Mérito reconhecido à um trabalho realmente inovador.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cor de pele


Ache outros vídeos como este em Escola de Redes

Ess e vídeo me faz lembrar da história do menino negro que chega em casa da escola e diz à mãe:
_ Mãe, eu quero ser cor de pele.
A mãe indaga:
_Cor de pele filho, como assim?
É mãe, da cor do lápis!

Lápis cor de pele é cor de pele de quem?????