sábado, 8 de março de 2008

Dia da Mulher!?!? Pra quê, por quê?

Não ia postar nada sobre isso, porque de certa forma, sempre desconfio destas datas.
Cultural ou mercadológica, o fato é que essa e muitas outras existem e vão sendo repassadas e "comemoradas" sem uma razão lógica que as justifique.
Dia da mulher....humm...
E por acaso existe dia do homem?
Assim como não existe dia do branco, mas existe dia da consciência negra, do índio...
Pra quê ? Por quê?
Pra nos lembrar que somos ou fomos minorias?
Se for isto não vejo razão pra nenhuma comemoração.
Ou seria pra mostrar a luta das mulheres e o quanto elas já conquistaram?
Estão até dizendo por aí que o sexo frágil agora é o homem!
Ta aí então mais um motivo pra tirarem definitivamente essa data do calendário...
Poderiam substituí-la pelo "Dia do Homem"...
Uma boa oportunidade para eles reivindicarem os direitos perdidos.
Daqui há pouco estarão eles queimando cuecas em praça pública...
Isso não é apologia ao feminismo, até porque eu não faço questão nenhuma de trocar o pneu furado do meu carro e as vezes sinto um pouco de inveja da minha mãe..
As vezes eu queria ser um pouco mais Amélia.

5 comentários:

Adriana Sales Zardini disse...

Na realidade prof. deveria ser o dia do massacre das mulheres. Pois este dia surgiu depois que várias operárias ficaram presas em um fábrica em Nova York e foram queimadas vivas.

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi Elis,

Concordo em gênero, número e grau com você! Sempre me perguntei o por quê deste dia, memso conhecendo sua origem. Não há sentido em ter um Dia da Mulher se não há um Dia do Homem. Qual é a diferença, afinal, senão as óbvias? Afff!

Parabéns pelas reflexões, o blog tá cada vez melhor!

Bjus

Gládis

Elis Zampieri disse...

Obrigado Adriana e Gládis pela visita e pelos comentários. A intenção do post era além de entender historicamnete a razão dessa comemoração, questioná-la na sua dimensão cultural, questionar aquilo que ocultadamente acaba por influenciar, muitas vezes negativamente na nossa vida e na nossas relações, fazendo com que incorporemos conceitos ou formemos pré-conceitos baseados em falsas verdades.
Abraços.

Anônimo disse...

Oi, Elis
Concordo com vc no seu comentário e muita gente não sabe realmente o que levou à "comemoração" do Dia Internacional da Mulher. Queria te recomendar um artigo do HSW, um dos clientes aqui da Edelman, onde eu tabalho, que não só explica como funcionam as mulheres como tb o surgimento do dia: http://pessoas.hsw.uol.com.br/mulher.htm
O site tb é super explicativo e tem vários outros assuntos que podem ser do seu interesse.
Um abraço,
Clarissa

Gabriela Borges disse...

Sim, eu concordo Elis. Eu vi seu comentário em uma postagem minha sobre a desigualdade social em que eu falo que na espécie humana, não existe raça mais como existem raças de cachorros e eu disse que a desigualdade social existe mas eu não quis dizer com a intenção de que as mulheres são dignas de dó e sim com a intenção de mostrar que deveríamos ter todos os mesmos direitos, mas ainda.. não temos ou se temos isso não é bem aceito, mesmo depois de tanto tempo de "igualdade social".