segunda-feira, 31 de março de 2008

Inspiration

Já comentei sobre o FreeMind há alguns posts atrás, mas para quem gosta de trabalhar com mapas mentais esse sai na frente por vários motivos, para quem é da área da educação especial ou adepto dos recursos visuais, principalmente por ter um banco de imagens variado que imprime maior dinamicidade ao trabalho e facilidade de se estabelecer relações, permitindo desenvolver a técnica mesmo entre alunos não alfabetizados. Destaco aqui duas versões: O Inspiration e o Kidspiration, este mais voltado ao público infantil.
Os mapas mentais são conhecidos como ferramentas da inteligência. Comecei a utilizar a técnica como forma de estudar os textos de um curso que fiz no ano de 2007, comprovei na prática o que já sabia na teoria. A facilidade de compreensão quando selecionamos expressões ou palavras chaves e a partir destas estabelecemos outras tantas relações hierarquicamente, é sem dúvida muito maior do que quando utilizamos um texto discursivo. Parece que as coisas, antes complicadas vão durante o processo, estruturando-se e tornando-se mais claras. Outra vantagem é na exposição de trabalhos onde dispomos de um recurso cognitivo importante não só para quem expõe mas também para o ouvinte, que consegue acompanhar melhor o seu raciocínio.

O trabalho com alunos com deficiência intelectual vem caminhando no sentido de entender como estes aprendem, ou seja que processos de elaboração conceitual desenvolvem para se chegar ao conhecimento, aos conceitos.

Vejo no trabalho com mapas mentais um recurso excelente para a finalidades acima descrita, onde o professor pode acompanhar o processo e a reflexão que o aluno faz num determinado trabalho.

Usando recursos como balões, setas, imagens, cores há uma maior facilidade de compreensão e de memorização, e o mais importante, as relações que se estabelecem são um exercício da metacognição, onde refletimos sobre a forma como pensamos.

Nenhum comentário: