fui ao cinema esta semana com Gianluca ver Lanterna Verde. não curto ficções científicas, mas Lanterna Verde tem um ponto, um algo, um quê daquilo que nos faz pensar nas nossas durezas reais. primeiro, a lição do medo. humanos temem o medo, humanos excepcionalmente humanos, aprendem a lidar com o medo e o encaram. assim, de frente, feito toureiro e touro.
dizem que o medo é responsavel pela preservação da espécie humana, não fosse ele, e quem sabe, a raça ja estivesse extinta. não duvido. mas a gente não quer temer e o mundo não tolera gente medrosa. somos induzidos a todo momento a demonstrar força e coragem. ter medo é coisa de fracos. você não pode fraquejar, você nasceu pra vencer, você pode, você consegue, você, você e você! as prateleiras das livrarias estão abarrotadas de guias prometendo verdadeiros milagres pra quem aprender a não se curvar diante dele. até que você descobre que nessa luta é você com você ou no máximo, você com sua terapeuta ou você com seus remedinhos. você não tem nada a provar, mas você não tem opção. e quando o medo não te paraliza, ele te empurra. e quando você o vence, acontece algo como se um punhado de energia retornasse ao teu corpo. uma reação química começa nas entranhas das suas células, entra na corrente sangúinea e sai pelos poros de uma forma fulgurante.
outro ponto que me levou a apreciar a trama, foi a possibilidade de o representante da ordem dos lanternas na terra, assim como todos os demais, criarem realidade com tudo que a imaginação de suas cabeças fosse capaz de projetar. ficção pura, ou nem tanto?
a realidade é o que eu crio, pois meu cérebro não distingue entre uma imagem “real” e uma imagem “imaginária”. sou eu quem cria as estruturas, os eixos, as categorias, as gavetinhas. portanto, posso criar outras estruturas de pensamento e portanto, eu posso criar sim uma realidade particular.
eu sabia muito bem fazer isso, e garanto, funciona. Sigo, reaprendendo a projetar gostosuras e bonitezas. afinal, "a tinta de escrever, por suas forças de alquímica tintura, por sua vida colorante, pode fazer um universo, se apenas encontrar seu sonhador." (Gastom Bachelard)
eu sabia muito bem fazer isso, e garanto, funciona. Sigo, reaprendendo a projetar gostosuras e bonitezas. afinal, "a tinta de escrever, por suas forças de alquímica tintura, por sua vida colorante, pode fazer um universo, se apenas encontrar seu sonhador." (Gastom Bachelard)
4 comentários:
Opa Elis,
Nada como um feriado e um cinema para a poeira do blogue ser sacudida :-)
Puxa eu torço para que mesmos os humanos, normalmente humanos, aprendam a lidar com os medos.
Lidar com os medos deve ser distinguir a hora em que se tem que encarar o touro e a hora que se deve correr e sair da frente do mesmo :-)
Nem sempre acertamos e as vezes trocamos os momentos... Mas cair e levantar tem que vir junto no pacote dos humanos normalmente humanos :-)
abs
PS: Se fosse lanterna verde, grená e branca, eu até que me animaria de ver o filme :-)
Oi Elis, programa ideal para um dia de muita chuva, não é mesmo?! Além do mais, em pleno 7 de setembro, nada melhor que um "filosofia verde" para descontrair, hehehe!
Abraços,
Olá, sou sua seguidora e estou montando um blog onde discurso sobre os diversos temas de educação, assim convido-a para acompanhar e participar do blog com suas visitas, comentários e, caso lhe interesse, escritos que serão devidamente referenciados.
O blog é inicial mas pretendo manter constantes discussões que poderão contribuir na prática dos professores.
O link é: http://escritosemconstrucao.blogspot.com
Espero que goste. :)
Abraços,
Leticia Bueno
Olá, Elis! Gostamos muito do seu blog e queremos aproveitar o espaço para divulgar uma série de TV sobre Educação produzida pelo Canal Futura.
A série Destino: Educação investiga os sistemas educacionais de Coreia do Sul, Canadá Chile, Finlândia e Xangai, que estão entre os melhores do mundo segundo a avaliação no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). O Brasil ocupa a 53ª colocação no exame e também é retratado em um dos episódios.
Para saber um pouco mais sobre a produção, confira o trailer e um vídeo com melhores momentos: http://www.futura.org.br/nova-serie-investiga-desempenho-dos-paises-lideres-em-educacao/
Abraços,
Leonardo Machado
Conteúdo e Novas Mídias - Canal Futura
Postar um comentário