
segunda-feira, 31 de março de 2008
Inspiration

sexta-feira, 28 de março de 2008
Lógica de Criança

Ah filho, ele é um roedor, deve ser da família dos ratos.
Humm...então devem ser os primos ricos do rato.
Filho...vai guardar os seus brinquedos...
No momento "estarei" ocupado, deixe seu recado que respondo mais tarde.
Filho, vai tomar banho. Tô sentindo um cheirinho!!!
Ah deve ser o meu gambá interior.
Mãe, você já conversou com o coelhinho da páscoa?
Não filho...( já pressentindo a jogada)...
É, acho que vocês nem iriam se entender mesmo, ele deve falar coelhês.
Mãe, sabe qual o vulcão mais animal que existe?
O Dragão.
Nessa fase, que segundo Piaget dura dos 6/7/8 aos 11/12 anos de vida, (existem variações nos dados o que também se aplica às crianças dependendo dos estímulos...) a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.
Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Dica legal: Lente de aumento do Windows
O sistema operacional Windows, Win 98, Win ME, Win XP, Win 2000, Win 2003, vem com recurso de acessibilidade para deficientes visuais. Um dos recursos é uma lente de aumento, onde metade da tela fica ampliada em até 6x e outra metade permanece na sua configuração de vídeo padrão. Nesse mesmo recurso pode-se fazer uma inversão de cores.
Como usar:
A lente de aumento é um componente do Windows, sendo assim, o seu sistema pode já estar com esse recurso. Caso não esteja, através de um CD de instalação de seu Windows você poderá acrescentar este recurso.
Para acessar a lente de aumento entre no menu iniciar - programas - acessórios - acessibilidade - lente de aumento.
Caso esse componente não tenha sido instalado em seu computador, vá no menu iniciar - configurações - painel de controle - adicionar ou remover programas - vá na opção instalação do Windows (se for win XP ou 2000 a opção é instalar componentes no Windows), entre em acessibilidade e selecione lente de aumento, insira o CD de seu Windows e clique em avançar. Sua lente de aumento já está instalada.
Alterar Ponteiro do Mouse:
Você pode também alterar o ponteiro de seu mouse, trocando a cor, colocando rastro para facilitar a visualização, e ampliando. Para fazer essas alterações vá no menu iniciar - configurações - painel de controle - mouse - selecione ponteiro e configure da melhor maneira para sua acessibilidade.
Outros softwares para ampliar tela, acesse o link e faça o download:
segunda-feira, 24 de março de 2008
Descaminhos...
sexta-feira, 21 de março de 2008
Terminologia sobre Deficiência na era da Inclusão
Na linguagem, se expressam voluntariamente ou involuntariamente nossas concepções e/ou preconceitos acerca da deficiência.
Imbecis, idiotas, retardadas, débeis, inválidas, incapacitadas, anormais, excepcionais, portadores de deficiência, deficientes mentais... expressões que refletem conceitos e valores de uma determinada sociedade e de uma determinada época, mas que carregam intrinsicamente preconceitos ou desconhecimento do que é de fato a questão da deficiência.
A própria expressão "com necessidades especiais" não abrange em sua totalidade a designação das pessoas com deficiência, tendo em vista que necessidades especiais todos temos ou manifestaremos em algum momento da vida. E estes sujeitos além dessa necessidade possuem outras condições mais específicas.
Uma das mudanças mais significativas com relação as terminologias utilizadas é a que substitui o termo deficiência mental por deficiência intelectual. Uma mudança que traz um novo e importante entendimento a respeito da condição desses sujeitos. Em primeiro lugar porque o termo intelectual refere-se ao funcionamento do intelecto especificamente e não ao funcionamento da mente como um todo. A segunda razão consiste em podermos melhor distinguir entre deficiência mental e doença mental, dois termos que têm gerado confusão há vários séculos. A propósito o termo doença mental também está sendo substituido por transtorno mental.
Apesar de entender que a inclusão e a aceitação do diferente na sociedade depende de múltiplos fatores, entendo também que o conhecimento destas questões terminológicas é de fundamental importância...e um bom começo.
Segue abaixo um artigo do consultor de reabilitação e inclusão social Romeu Sassaki com as principais terminologias (equivocadas) utilizadas para designar a deficiência.
quarta-feira, 19 de março de 2008
Softwares Especiais na Educação Especial.
Tux Paint: É um software free de desenho, ganhador de prêmios, para crianças com idades entre 3 e 12 anos. Ele combina com uma interface bastante fácil e intuitiva, efeitos de som divertidos, e através de um mascote, encoraja as crianças a utilizarem o programa. Possui uma enorme variedade de ferramentas de desenho e pintura, visando despertar a criatividade dos usuários.
Ele executa sobre uma grande variedade de plataformas, incluindo todas as versões do Windows.

Imagens:
Qtmdemo - Software de criação de histórias em quadrinho da Turma da Mônica - versão de demonstração, mas com vários recursos e possibilidades.
Os textos podem ser ouvidos em tempo real ou gravados para ficheiros WAV ou MP3.
Foi desenvolvido para estudantes, professores, programadores e investigadores, permitindo:- elaborar desenhos e animações;- desenvolver aplicações para a Internet;- compor e explorar peças musicais;- utilizar sintetizador de voz;- construir ambientes de aprendizagem;- comunicar ideias e construir apresentações;- criar aplicações multimédia em formato EXE.
segunda-feira, 17 de março de 2008
Desabafo de Mãe

Chora sem parar quando é contrariado...
A criança que mente...
Você chama a atenção e um parente recrimina seu ato...
A professora que não sabe lidar com o seu filho...
A criança que é dependente demais dos pais...
Ah! A educação dos filhos...
A família inteira dá palpite. Todo mundo sabe como fazer, você também pensava que sabia.
Endeusadas pelos poetas, criticadas pelas sogras, questionadas pelos maridos, adoradas ou recriminadas pelos filhos... As mães.
O trabalho fora de casa, a empregada que faltou, a casa pra organizar, os deveres do filho, o jantar... a televisão no último volume, a guerra de travesseiros, o feijão que queima, o leite que derrama...
Ah se elas não fossem mulheres!
Mães são seres humanos...
nós vivemos o melhor e o pior,
o certo e o duvidoso,
o fácil e o difícil,
as alegrias e as tristezas,
o sorriso e as lágrimas,
as vitórias e as derrotas.
Amamos, sofremos ...enfim, somos apenas mães.
Isso não é um desabafo pessoal, são apenas algumas divagações de uma mãe que depois de um dia inteiro de trabalho, já levou o filho ao dentista, foi ao supermercado, preparou e lavou a louça do jantar, ajudou o filho nas lições, colocou-o para dormir e agora (exatamente 00:11) senta-se para escrever e indicar à todas às mães um espaço para que compartilhem todas as suas dúvidas, frustrações, dificuldades... desabafe no Desabafo de Mãe, um portal colaborativo feito por mães para mães. A gente se encontra por lá.
sábado, 8 de março de 2008
Dia da Mulher!?!? Pra quê, por quê?
Cultural ou mercadológica, o fato é que essa e muitas outras existem e vão sendo repassadas e "comemoradas" sem uma razão lógica que as justifique.
Dia da mulher....humm...
E por acaso existe dia do homem?
Assim como não existe dia do branco, mas existe dia da consciência negra, do índio...
Pra quê ? Por quê?
Pra nos lembrar que somos ou fomos minorias?
Se for isto não vejo razão pra nenhuma comemoração.
Ou seria pra mostrar a luta das mulheres e o quanto elas já conquistaram?
Estão até dizendo por aí que o sexo frágil agora é o homem!
Ta aí então mais um motivo pra tirarem definitivamente essa data do calendário...
Poderiam substituí-la pelo "Dia do Homem"...
Uma boa oportunidade para eles reivindicarem os direitos perdidos.
Daqui há pouco estarão eles queimando cuecas em praça pública...
Isso não é apologia ao feminismo, até porque eu não faço questão nenhuma de trocar o pneu furado do meu carro e as vezes sinto um pouco de inveja da minha mãe..
As vezes eu queria ser um pouco mais Amélia.
sexta-feira, 7 de março de 2008
Vídeos que envolvem a interação de PNEEs com ambientes digitais de aprendizagem
(Núcleo de Informática na Educação Especial)
terça-feira, 4 de março de 2008
Normal é ser Diferente
Na música "Vaca Profana" composta por Caetano Veloso tem um trecho que diz que de perto ninguém é normal. Mas que tem muita gente fazendo um esforço enorme pra parecer... isso tem, e o pior... escondidos por detrás de seu verdadeiro eu, vivem infelizes, pobres normóticos! Sem delongas, até porque já falei disso por aqui, assistam a animação e deixem suas impressões registradas.