sexta-feira, 28 de março de 2008

Lógica de Criança

Mãe... hamster é rato?
Ah filho, ele é um roedor, deve ser da família dos ratos.
Humm...então devem ser os primos ricos do rato.

Filho...vai guardar os seus brinquedos...
No momento "estarei" ocupado, deixe seu recado que respondo mais tarde.

Filho, vai tomar banho. Tô sentindo um cheirinho!!!
Ah deve ser o meu gambá interior.

Mãe, você já conversou com o coelhinho da páscoa?
Não filho...( já pressentindo a jogada)...
É, acho que vocês nem iriam se entender mesmo, ele deve falar coelhês.

Mãe, sabe qual o vulcão mais animal que existe?
O Dragão.

Do alto dos seus recém completados 7 anos de idade, essas foram as últimas do Gianluca. Minha tecla F12 ultimamente não tem funcionado corretamente, acho que o uso intenso tem deixado ela meio debilitada ( acho que contrariei as pesquisas), mas enfim...acabei esquecendo-me de outras tantas pérolas...porque ele tem vivido sua fase operatório concreta intensamente, todo dia tem uma nova...

Nessa fase, que segundo Piaget dura dos 6/7/8 aos 11/12 anos de vida, (existem variações nos dados o que também se aplica às crianças dependendo dos estímulos...) a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.

Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta.

3 comentários:

Daniel Giandoso disse...

Genial isso.
Comigo, vai demorar um pouquinho. O FRancesco está com 2 anos e o Bernardo com 6 meses. Mas é fantástico presenciar e acompanhar cada nova descoberta dos dois.
Um abraço!!!

Elis Zampieri disse...

É sim Daniel, não é corujisse de mãe.Quem tem filhos pequenos entende bem disso. Cada fase tem os seus encantos...uma mais linda que a outra. Abraço pra você e pros seus filhotes.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.