domingo, 18 de outubro de 2009

Inclusive - Inclusão e Cidadania

A convite do Lucio Carvalho, estarei colaborando com a Inclusive, um projeto autônomo e voluntário criado para promover a inclusão das pessoas com deficiência através da difusão da informação discutindo, entre outros, tópicos como inclusão e temas transversais aos direitos humanos. Estarei assumindo a coluna Educação em Rede com opiniões, dicas e achados na Web. Dar visibilidade à sites, blogs e projetos na área também está entre os objetivos da coluna.

Mais sobre a Inclusive:

A Inclusive é um projeto autônomo e voluntário criado para promover a inclusão das pessoas com deficiência através da difusão da informação. Foi ao ar em março de 2008 por iniciativa da Patricia Almeida, jornalista e coordenadora estratégica do Instituto MetaSocialLink abrirá em uma nova janela ou aba.. Em setembro de 2008 o Lucio Carvalho juntou-se aos colaboradores e, em julho de 2009, a Camilla Sartorato chegou para unir-se e compor a coordenação geral do projeto.

Nossos objetivos estão focados na promoção da inclusão social por meio da produção e veiculação de conteúdos informativos, principalmente sobre educação e direitos humanos relacionados a segmentos sociais vulneráveis – em especial às pessoas com deficiência.

Com isso, pretendemos sensibilizar e conscientizar órgãos governamentais, veículos de comunicação, assessorias de imprensa, organizações da sociedade civil, formadores de opinião e a população em geral quanto aos direitos, serviços e informações relativas a esses segmentos sociais.

Temos a intenção de colaborar para a promoção dos direitos humanos e, em especial, da “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” da Organização das Nações Unidas (ONU) e da legislação sobre os direitos das pessoas com deficiência em direção a um público cada vez maior e heterogêneo.

Além de contar com uma produção própria, a Inclusive recebe informações para divulgação em seu site e para seus usuários cadastrados. Os interessados podem enviar sugestões de notícias e outras colaborações para o e-mail inclusive@inclusive.org.br informando seu nome e a fonte da notícia.

Temáticas mais recorrentes

Inclusão social, com foco nas pessoas com deficiência;

  • Educação inclusiva;
  • Educação em direitos humanos;
  • Promoção da diversidade;
  • Legislação;
  • Experiências inclusivas bem-sucedidas;
  • Acompanhamento de programas públicos e privados de interesse social;
  • Denúncias de violações dos direitos (em especial de pessoas com deficiência);
  • Campanhas e mobilizações por direitos;
  • Cursos e eventos.
  • A Inclusive é formada por profissionais da área de comunicação e outros interessados em inclusão que trabalham voluntariamente.

    Praticamos o chamado jornalismo cidadão. Dentro desse espírito, a Inclusive mantém-se aberta à colaboração e parceria com outras instituições, tais como universidades, órgãos de imprensa, organizaçãos não-governamentais e, também, com pessoas individualmente.

    Um comentário:

    Antonio B Duarte Jr disse...

    Acompanho há muitos anos o tema inclusão, inclusive acompanhando de perto os trabalhos de Marcia Maria Nascimento Baptista Duarte, da Educação Especial do Município de Mauá no ABC Paulista, e achei fantástico ! Desejo um grande crescimento em todos sentidos da Inclusive. Aproveitando: gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática à Distância. Antonio B Duarte Jr.