segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Cérebro em Números

Que a capacidade do cérebro humano é infinitamente superior à melhor tecnologia já inventada, todos já sabemos, mas os números que demonstram a sua capacidade são impressionantes:
  • Peso do cérebro: 1,5 quilo e tamanho de uma toranja ( é toranja mesmo: fruta originária da Ásia, um cítrico híbrido da família da laranja, chega a medir 20 centímetros.)
  • Número de neurônios: 30 ou 100 bilhões, maior que o número de estrelas da Via Láctea.
  • Conexões neuronais: cada célula nervosa possui entre 1000 e 500.000 conexões. Isso significa um número de conexões astronômico: 25x10 (elevado a 30)
  • Anokhin, um cientista protegido de Pavlov, calculou o número de conexões e rotas do cérebro: 1 seguido de 10 milhões de quilômetros de zeros digitados. (???)
  • A National Academy of Sciences estima que um só cérebro humano tem um número maior de conexões possíveis entre suas células nervosas que o número total de partículas atômicas existentes no universo.
  • O cérebro seria equivalente a um computador com 20 milhões de livros de 500 páginas cada um.
  • Comparando o cérebro ao computador Cray ( um dos mais possantes do mundo), observa-se que mesmo com 400 milhões de cálculos por segundo, levará cem anos para se conseguir o que o cérebro é capaz de realizar em um minuto.
  • Se recebêssemos 10 unidades (palavra/imagem) por segundo, durante 10 anos, não teríamos utilizado nem 1/10 da capacidade de armazenamento do cérebro.
  • O organismo repõe diariamente entre 25 e 750 bilhões de células que morrem em nosso corpo.
  • O corpo caloso cerebral tem 200 milhões de fibras nervosas.

Qui loucura!!!! Além de ser infinitamente superior em complexidade ao melhor computador já inventado... (uma frase simplesmente espetacular conclui esse texto) :

"...dispomos ainda do melhor software possível: a nossa consciência. Ele é o único capaz de comandar as ações do cérebro e de exercitar a própria inteligência através da aprendizagem e da auto-aprendizagem. " (Henrique Eisi Toma - Professor do Departamento de Química Fundamental Instituto de Química da Usp).

9 comentários:

Daniel Giandoso disse...

Isso é assustador e fantástico! O problema é que ele é sub-aproveitado... Já pensou se toda esta potencialidade fosse usada para o bem do próximo?

Teresinha Bernardete Motter disse...

Elis! obrigada pela visita, fiquei feliz. Também penso que temos pouco tempo para tanto ver. Vamos ficar em contato.
um abraço
Bernardete

Elis Zampieri disse...

Daniel...bem oportuno seu comentário. Infelizmente as coisas são assim. Algumas pessoas acabam canalizando e desperdiçando toda sua inteligência e criatividade em ações improdutivas: bomba atômica,armas bacteriológicas...ou então apenas em benefício próprio.
Teresinha, também agradeço a sua visita. Volte sempre! (que tiver tempo)hehehe!!!
Abração amigos!

Sérgio Lima disse...

Opa Sintian!

Eu agora fiquei foi com medo do meu cérebro :-)

abração

Sérgio Lima disse...

Opa Elis

Desconsidere, pelo amor de Deus, a troca de nomes no meu comentário anterior...


abs

Elis Zampieri disse...

Com medo você deveria ficar se isso acontecesse com sua mulher, namorada (?)... Já pensou teu cérebro te pregando uma peça como essa?
Eu desconsidero sim, porque tenho muita dificuldade com nomes, as vezes fico até constrangida...
Abraço...hunn, hann...
Como é mesmo seu nome? rsrs

Sérgio Lima disse...

Opa *Elis*! :-)


Isso me lembrou até de uma piada de porão :-(

Pior quando eu encontro uma pessoa conhecida, amigo/a, colega de trabalho e fico sem graça de conversar pois esqueci o nome!

Eu troco o neme das minhas filhas!


abraços!

Leonor Cordeiro disse...

Que legal esse novo blog, PARABÉNS!
Estou precisando mandar um e-mail para você mas não encontrei o seu endereço .
Vou aguardar...
BJS!

Elis Zampieri disse...

Olá Leonor! Que bom receber sua visita por aqui. Fico feliz que tenha gostado. Quanto ao email, lembro que você tinha um espaço no seu blog para publicação de poesias ou algo parecido...E eu invento umas de vez em quando...brinco um pouco de escrever, gosto muito de literatura infantil...Enfim, não sei se mantém esse espaço ainda, mas caso não mantenha, sem problema...
Meu email é elizampieri@hotmail.com.
Abração...