Diante de um problema de saúde, qualquer que seja, o importante para a família, antes de qualquer coisa é o diagnóstico. Muitas vezes isso se explica devido à importância do início do tratamento específico.
No entanto, o diagnóstico pode ser um risco. Em se tratando de deficiências ou síndromes, vale dizer, que em muitos casos pode trazer mais prejuízos que benefícios. Isso porque no diagnóstico estão todas as respostas para o problema. Ele é assim ou está assim porque tem isto ou aquilo. Ponto. No diagnóstico, a constatação e a explicação. No diagnóstico o limite. No diagnóstico a culpa. No diagnóstico, o fim.
O texto transcrito abaixo ilustra bem essa situação.
Disbicicléticos
Por Emilio Ruiz Rodriguez
Dani é uma criança que não sabe andar de bicicleta.
Todas as outras crianças do seu bairro já andam de bicicleta; os da sua escola já andam de bicicleta; osda sua idade já andam de bicicleta.
Foi chamado um psicólogo para que estude seu caso. Fez uma investigação, realizou alguns testes (coordenação motora, força, equilíbrio e muitos outros; falou com seus pais, com seus professores, com seus vizinhos e com seus colegas de classe) e chegou a uma conclusão: esta criança tem um problema, tem dificuldades para andar de bicicleta.
Dani é disbiciclético.
Agora podemos ficar tranqüilos, pois já temos um diagnóstico. Agora temos a explicação: o garoto não anda de bicicleta porque é disbiciclético e é disbiciclético porque não anda de bicicleta.
Um círculo vicioso tranqüilizador.
Pesquisando no dicionário, diríamos que estamos diante de uma tautologia, uma definição circular. "Por qué la adormidera duerme? La adormidera duerme porque tiene poder dormitivo". Pouco importa, porque o diagnóstico, a classificação, exime de responsabilidade aqueles que rodeiam Dani. Todo o peso passa para as costas da criança. Pouco podemos fazer. O garoto é disbiciclético! O problema é dele. A culpa é dele. Nasceu assim. O que podemos fazer?
Pouco importa se na casa de Dani seus pais não tivessem tempo para compartilhar com ele, ensinando-o a andar de bicicleta. Porque para aprender a andar debicicleta é necessário tempo e auxílio de outras pessoas. Pouco importa que não tenham colocado rodinhas auxiliares ao começar a andar de bicicleta. Porque é preciso ajuda e adaptações quando se está começando.Pouco importa que não haja, nas redondezas de sua casa, clubes esportivos com ciclistas com quem ele pudesse se relacionar, ou amigos ciclistas no bairro que o motivassem. Porque, para aprender a andar de bicicleta não pode faltar motivação e vontade de aprender. E pessoas que incentivem! Pouco importa, enfim, que o garoto não tivesse bicicleta porque seus pais não puderam comprá-la. Porque para aprender a andar de bicicleta é preciso uma bicicleta. (Felizmente, os pais de Dani, prevendo a possibilidade de seu filho ser disbiciclético, preferiram não comprar uma bicicleta até consultar um psicólogo.)
Transportando este exemplo para o campo da síndrome de Down, o processo é semelhante. Desde quando a criança é muito pequena, apenas um recém-nascido,é feito um diagnóstico – trissomia do cromossomo 21 – por um médico especialista, e verificado, com uma prova científica, o cariótipo. A partir disso, entramos emum círculo vicioso no qual os problemas justificam o diagnóstico, o qual, porsua vez, é justificado pelos problemas.
Por que a criança não cumprimenta, não diz bom-dia quando chega, nem adeus quando vai embora? "É que ela tem síndrome de Down". Ah, bom! Achei que era mal-educada. Por que a criança não se veste sozinha, e sua mãe a veste e despe todos osdias, se já tem oito anos? "É que ela tem síndrome de Down". Ah, bom! Pensei quenão lhe tinham ensinado.Por que continua a tomar mamadeiras se já tem seis anos? "É que ela tem síndromede Down". Ah, bom! Imaginei que era comodismo de seus pais. Por que a criança não sabe ler? "É que ela tem síndrome de Down". Ah, bom!Pensei que não lhe haviam ensinado. Por que não anda de ônibus ? "É que ela tem síndrome de Down". Ah, bom!Pensei que não lhe permitiam fazer isso.
E, assim, uma lista interminável de supostas dificuldades que, por estarem justificadas pela síndrome de Down, não necessitam de nenhuma intervenção, alémda resignação. Todas as suas dificuldades se devem à síndrome de Down. Podemos estender a qualquer outra deficiência em que o diagnóstico médico ou psicológico possa ser utilizado como desculpa para nos eximirmos de responsabilidades. Se classificamos a criança como disfásica, disléxica, discalcúlica, disgráfica, deficiente visual ou auditiva, mental ou motora, disártrica ou simplesmente disbiciclética, estamos fazendo algo mais do que"colocar um nome" no que pode acontecer com uma criança. Estamos criando expectativas naqueles que a cercam.
Por isso, eu sugiro que antes de comprar uma bicicleta para seu filho ou sua filha, comprove que não sejam disbicicléticos. Não vá que aconteça imediatamente após a compra dar-se conta de que se jogou dinheiro fora.
Fonte: www.zerohora.com
Um comentário:
Elis
O texto me tocou profundamente!
Ele ilustra meu ponto de vista... é tão mais comodo por a culpa no outro e se acomodar com a situação...
E complementa uma reflexão que já fiz no Bloguinfo (http://bloguinfo.blogspot.com/2008/06/internet-faz-mal.html)criticando a 'moda' de medicar as crianças por qualquer motivo - inclusive por usarem a internet!
Quem serão os verdadeiros culpados de todas essas síndromes???
Estou aqui pensando...
Bjks
Sintian
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