terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Blogs, blogueiros e afins...

Sabe aquela máxima: "Só sei que nada sei". Pois então... frequentemente me pego pronunciando . Agora mesmo, conhecendo alguns blogs me deparei com mais alguns termos comuns entre blogueiros, mas que pra quem não é assim, diga-se de passagem, nenhuma expert nesse meio, só resta correr atrás, "se informa minina"!!! Vivo nessas horas o que Rubem Alves fala a respeito do que nos é desconhecido, duvidoso: "Decifra-me ou eu te devoro" Então antes que me devore tive a idéia de organizar um... chamemos de "blogonarium"- um dicionário com os vocábulos e expressões mais usados na blogosfera. Talvez seja um post útil a quem pretenda começar um blog. Se você acabou de ler alguma coisa que não entendeu, calma...eu começo por elas:

Blog: é a seqüência cronologicamente ditada de posts em uma página de internet. Pode ser complementada por outras seções, categorias, arquivos, blogrolls e outros apêndices. Também conhecido por Web log. Jornal pessoal publicado na Web, normalmente com toque informal, atualizado com freqüência e direcionado ao público em geral. Blogs geralmente trazem a personalidade do autor, seus interesses e um relato de suas atividades.

Post: Unidade básica de um Blog. É uma unidade textual, visual, audiovisual ou sonora com data de publicação específica que, quando posta em seqüência cronológica constitue o que costumamos chamar de Blog ou weblog.

Blogosfera : O conjunto de blogs existentes ou a comunidade de blogueiros.

Blogroll: Uma lista de links de outros blogs ou sites com os quais o autor do blog tem afinidade.

Meme: Quando utilizado num contexto coloquial e menos especializado o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra (google) Num contexto mais específico, seria "qualquer assunto que se espalhe "espontaneamente" na blogosfera" ( definição do meu amigo Sérgio - Opa!!!!).

Problogger: Pessoa que vive dos rendimentos obtidos com seus textos em blogs. É considerado problogger todo aquele que trata o blog como um negócio e/ou dele se sustenta.

Banner: Anúncio colocado em páginas da Web.

Blogagem Coletiva: Vários blogs se juntam para falar do mesmo tema no mesmo dia.

Kibar: ( tem até gíria) plagiar, copiar conteúdo de alguém, sem citar as devidas fontes. O nome foi originado por causa do blog kibeloco, que geralmente copia coisas dos outros blogs sem o merecido crédito. O "verbo" pegou e quem plageia na internet é kibador e quem é plagiado, é o kibado.

Feed: contem uma sinopse ou conteúdo completo de um post em um blog.

Feedburner: Popular e eficiente gerenciador de feeds.

Agregador de Feed: Programas ou sites responsáveis por receber e apresentar de forma organizada os feeds dos blogs assinados pelo usuário.

Leitor de Feed: O mesmo que Agregador de Feed.

HTML: Linguagem de programação, adotada no mundo inteiro, para criar documentos, hypertextos e construir páginas na internet. Hoje, vários software permitem criar páginas HTML sem conhecer uma palavra desta linguagem.

Ping : Ação de enviar um sinal para outros sites ou blogs desde que prubliquem um novo bilhete. Vários sites atualizam em permanência e em tempo real a lista dos blogs que os "pingam". Estes sites federadores permetem à qualquer momento de seguir os blogs mais recentemente atualizado.

Trackbacks : É um protocolo estabelecido que permete a intercomunicação automática entre websites. Ele permite um blog "A", por exemplo, notificar um blog "B" de que houve um novo post em "A", e que este novo post pode interessá-lo. Isso se dá através de Ping (mensagens curtas) enviadas de "A" para "B", desde que o post é feito. Desta maneira sempre vai existir um vestígio das reações que aquele primeiro post provocou, sobretudo se estas reações foram publicadas em outros locais da web. Se "A" edita uma reação à um post de "B", "B" será notificado. "B" poderá assim ver todas as reações provenientes de outros blogs. O interesse é que isso se faça de modo automático, possibilitando ter uma memória das trocas realizadas, e é claro sem sair do seu próprio blog ("A" não precisa ir no blog de "B" para postar uma reação ao blog de "B", nem para informá-lo de que isso foi feito).

Plugins: São “ferramentas” desenvolvidas por programadores ou curiosos para adicionar funcionalidades aos blogs. Existem uma infinidade de plugins, desde aqueles que inserem uma enquete, como plugins para adicionar publicidade online.

Tags : São palavras que ajudam a indexar os blogs. São como índices na hora de fazer uma procura. Se seu livro não tem um índice, fica muito mais difícil achar o que você quer! Essas palavras-chaves classificam o seu texto e relacionam as informações.

Blogblogs: O maior site de indexação, ranking e busca de blogs do Brasil.

Blogger: É o serviço de blog mais usado no mundo, tem uma interface simples e fácil de usar.

LiveJournal: Além de blog, também funciona como uma comunidade on-line, com interação entre os usuários.

Terapad: Possui uma versão gratuita para criar e manter um blog no ar. Tem também recursos de fórum de discussão e shopping para venda de produtos.

WordPress: O WordPress é um dos sistemas mais usados por quem tem blog com dominio pago, porém você pode usá-lo gratuitamente através do portal do WordPress.

Widgets: São componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, como: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc. Além disso, o widget pode representar textos ou imagens que podem ser capturados e publicados automaticamente em qualquer tipo de website, incluindo blogs. Os widgets podem representar também pequenas janelas que ficam no desktop. Essas Janelas têm como objetivo principal entreter, ajudar ou informar o Usuário.


Quem quiser dar mais alguma sugestão poderá colocar nos comentários. Quem sabe eu aprenda mais alguma coisa...

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Parabéns pelo blog e pela descrição neste post. Talvez falte também o vídeo.

Eu represento um grupo de professores que decidiu criar o concurso de vídeos no YouTube intitulado "BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!", que visa além de promover a leitura, o livro e as bibliotecas públicas e escolares através das novas tecnologias, angariar fundos.

Poderá encontrar mais informação na página oficial do concurso em http://bibliofilmes.com
e no blogue http://BiblioFilmes.blogspot.com .

Vínhamos, por este meio, divulgar a iniciativa e também convidar à divulgação e participação.

Os filmes terão de ser feitos até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil), data em que se iniciará o período de votações, até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Organização BiblioFilmes
bibliofilmes @ xariti.com

Sergio disse...

Oi Elis. Obrigado pela visita! Espero que passe por lá mais vezes. Toda semana passarei no teu blog. Aprendi uns widgets novos lá. A propósito, só percebi como a linguagem já é cifrada entre blogueiros depois de ler este teu texto. Grande abraço!

Sindy disse...

Oi Elis
Adorei seu post! Muito útil para todos nós que vivemos na blogosfera!
Sou fã do seu trabalho e da sua disposição a aprender!
Grande abraço
Sintian

SANDRA CATARINA MARTINS BOARETTO disse...

Olá Elis

Nossa, posso dizer que esse post me ajudou muito. Principalmente quando se trata de tantas nomenclaturas e nas quais muitas vezes usamos e não sabemos que usamos.
Valeu e gostaria de lhe agradecer pela visita ao meu blog.
Saiba que esse blog será sempre visitado por mim.

Abraços

Sand

Anônimo disse...

Precisarei de uma colinha, hehehehe!!!!

Anônimo disse...

Olá Elis!

Muito legal seu mini-dicionário :-) Só discordo da sua definição de meme... na verdade qualquer assunto que se espalhe "espontaneamente" na blogosfera é um meme...

Quando há convites explícitos chama-se tag... [eu chamaria de corrente ;-)]

O termo meme vem da linguística e seria algo como um elemento de informação que se auto-reproduz...

Mas muita gente que escreve sobre algo e convida outros blogueiros para fazer o mesmo chama isto de meme!

Elis Zampieri disse...

Você tem rezão Sérgio, lá no "Blog Especial" eu já havia feito uma postagem falando só sobre a definição de meme, e realmente é isso que vc falou. Na verdade quando fiz esta postagem pensei que seria destinada à um público iniciante, e mesmo ficando na dúvida de como colocar esta definição, optei por simplificar um pouco para que as pessoas entendessem, mas vou fazer a correção.
Um abraço.