
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
A palavra é Mediação.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
Edublogueiros no mapa

Abaixo o mapeamento dos Edublogueiros (está sendo atualizado) sugerido pela Suzana Gutierrez
Exibir mapa ampliado
sábado, 2 de fevereiro de 2008
Acessibilidade à Web
Não é um assunto novo, mas sempre atual...
Muito já se avançou em relação aos recursos de acessibilidade e adaptações para garantir melhores condições de vida à pessoas com deficiências e que se refletem também na área da informática e das tecnologias de informação e comunicação. Adaptações de hardware e software, sintetizadores de voz, lentes de aumento, acionadores que com um simples movimento de cabeça, por exemplo podem executar comandos, permitem que hoje, uma pessoa com deficiência possa interagir com as tecnologias gozando de autonomia no uso do computador podendo usufruir de vários recursos que este oferece, embora muitos ainda estejam financeiramente inacessíveis à uma considerável parcela da população. De qualquer forma as tecnologias assistivas vinculadas às tecnologias computacionais visam promover uma vida cada vez mais independente às pessoas com deficiência. Porém quando se fala em acessibilidade à Web, as coisas complicam. Milhares de páginas são criadas todos os dias sem que se pensem em critérios para tornar esses sítios acessíveis.
Hiperlinks: Utilize texto que faça sentido fora do contexto. Evite a frase "clique aqui". Quando acessamos um link, nós videntes, costumamos dar uma olhada rápida e se o conteúdo apresentado não for do nosso interesse saimos imediatamente. Agora tente imaginar um cego que utilize-se de um leitor de texto como por exemplo o dosvox. Ele precisará ler todo ou boa parte do conteúdo para concluir se é relevante ou não.
Informações em flash - "Flash" é aquela animação "bonitinha" que traz informações irrelevantes - ou não.
Alguns sites o utilizam para criar introduções que ninguém vê. Outros colocam conteúdo realmente importante, textos inteiros de interesse para o visitante, ou botões essenciais para a navegação. Infelizmente, os cegos não têm acesso ao material colocado em flash.
Cores - o uso de cores como indicativo de importância dentro de uma página deve ser feito com cuidado, pois usuários daltônicos podem ter dificuldades. Assim, o W3C recomenda que as cores não sejam o único referencial para relevância de conteúdo de um site. O contraste entre o texto e o fundo e entre o texto e os links também deve ser obeservado.
No site Colorblind Web Page Filter é possível realizar uma séries de testes para verificar se o esquema de cores do seu blog é acessível.
Economia nas imagens - Os sintetizadores de voz utilizados por cegos para acessar a Web conseguem interpretar texto, mas as imagens ficam de fora. Por isso, o W3C recomenda que, sempre que possível, seja usado texto no lugar de imagens. Isso pode ser feito em menus de navegação ou até mesmo em logotipos mais simples.
Atributo "alt" - Caso as imagens sejam imprescindíveis, como no caso de fotos, forneça uma descrição através do atributo "alt". Ele será usado pelos softwares específicos para comunicar ao usuário o conteúdo da foto.
Atributo "longdesc" - há casos em que o "alt" não é suficiente, principalmente em animações ou conteúdo de áudio ou vídeo. É quando entra o elemento "longdesc". Ele cria um link para um arquivo com descrição mais detalhada do objeto.
Tabelas - o W3C recomenda que as tabelas sejam utilizadas para conteúdo estritamente tabular, e não para determinar o layout das páginas. Como a leitura nos softwares específicos é feita seguindo o código HTML verticalmente, muitas tabelas visualmente perfeitas no browser podem ser confusas para um cego.
Idiomas - o atributo "lang" pode ser usado com o comando para que os sintetizadores de voz pronunciem palavras de outros idiomas corretamente. Para indicar a língua padrão do documento, utilize o "lang" dentro do comando.
Tamanho da fonte - Os navegadores fornecem uma ferramenta que permite aumentar o tamanho das letras de um site: confira no menu Exibir/Tamanho do texto. Veja se funciona no seu blog. Recomenda-se o uso das unidades "%" ou "em" para o melhor funcionamento desse recurso, utilíssimo para visitantes com visão subnormal.
Conteúdo principal do site - Os softwares de leitura lêem um site da esquerda para a direita, e de cima para baixo. Se você tem um blog cujo menu lateral está à esquerda, todo o conteúdo do menu será lido antes que se chegue ao artigo, que é o que realmente interessa ao visitante.
Para aprofundar melhor esse tema indico aqui o site Acesso Digital e o vídeo: "Acessibilidade à Web, custo ou benefício", produzido pela equipe.
Sites pesquisados:
Ps.: Agora é começar a pensar nos ajustes...
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Cinema, Literatura, Diferenças e Educação

Crash, no limite
Uma década depois do caso Rodney King, motorista negro espancado por policias brancos, pessoas de etnias diferentes ainda não conseguem conviver em paz na cidade de Los Angeles. Essa é a mensagem de "Crash - No Limite",
Homens de Honra

Simples como Amar
Uma garota com problemas mentais arranja um namorado. O relacionamento é desaprovado por sua mãe protetora, o que faz com que a garota queira cada vez mais liberdade em sua vida
História de uma mulher que deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar.
Gaby
Gaby Brimmer nasceu sem conseguir se mover, andar e falar. Em 1979 tornou-se literária ao escrever um livro numa máquina de escrever usando só o pé esquerdo. Sua luta corajosa para se comunicar, enfrentar o mundo e explorar os horizontes surpreendentemente distantes de suas habilidades.

Filhos do Silêncio
Mostra o amor de uma mulher surda e muda e um professor especializado.
Rain Man
Autista com limitações mentais. Ele e o irmão convivem e aprendem grandes lições de vida.
Nicky and Gino
Gêmeos, um deles é médico e o outro tem deficiência mental adquirida por acidente na infância.
Meu Filho, Minha Vida
História de um menino autista e todo empenho e dedicação da família para integrá-lo à sociedade.
Amargo Regresso
Reintegração de um soldado que fica paraplégico em função de ferimentos de guerra.
Além dos Meus Olhos
Um casal cego que não pode ter filhos resolve adotar uma criança. O Estado é contra, mas o grande desafio é provar que o amor é mais forte que a lei.

Missão Especial
É a história de uma surda e de como a sensibilidade ou a falta da mesma influencia no relacionamento com as pessoas portadoras de deficiência.
Literatura:
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Zoom...
De autoria de Istvan Banyai ZOOM é uma obra literária dedicada a um público infantil , mas utilizo-me dela para uma análise acerca da forma como vemos e produzimos identidades em sala de aula. Trata-se dos olhares que diariamente lançamos sobre alunos e alunas, principalmente aqueles diagnosticados como não aprendentes. Acho relevante falar sobre como construimos nossas verdades, nosssas crenças. Entendo que estas são formadas a partir do lugar de onde vemos as coisas e nossas certezas são construídas a partir de nossa percepções, portanto, é necessário que tomemos sempre, muito cuidado com certas verdades absolutas. Seria o caso, talvez, de afastar o zoom para vermos sob um ângulo maior que nos permitisse ver além daquilo que estamos acostumados... as outras relações que não são tão visíveis quando aproximamos o foco, pois quando estamos muito perto de uma situação, geralmente vemos o que nosso ângulo de visão nos permite, esquecendo muitas vezes que estes nossos olhares e as representações que formamos a partir deles sobre os sujeitos com os quais trabalhamos podem marcá-los de forma que estes assimilem de fato a condição de não aprendentes , de incapazes ou deficientes não conseguindo sair ou desvencilhar-se deste rótulo, pois ao falarmos sobre as coisas nós a constituimos.
Buscar novas possibilidades, outras potencialidades, novos deslocamentos de olhar, desconstruções no nosso modo de pensar estes sujeitos é o grande desafio aos professores que pretendam trabalhar as diferenças em sala de aula, sem pré julgamentos, sem pré conceitos...
domingo, 20 de janeiro de 2008
Na vila em que nasci...
Crianças e internet: perguntas frequentes
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Coisa de Criança
Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa"Impávido Colosso"?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem
Por que os dedos murcham
Quando estou no banho
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo
Quanto é mil trilhões vezes infinito
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos
Well, well, well Gabriel.
Well, well, well
Por que o fogo queima
Por que a lua é branca
Por que a Terra roda
Por que deitar agora
Por que as cobras matam
Por que o vidro embaça
Por que você se pinta
Por que o tempo passa
Por que que a gente espirra
Por que as unhas crescem
Por que o sangue corre
Por que que a gente morre
Do qué é feita a nuvem
Do qué é feita a neve
Como é que se escreve Reveillón
Well, well, well , Gabriel
Deu Apagão na Educação
Deu apagão na educação e os burocratas, fazedores de leis, esqueceram o que diz a constituição: "Educação é direito de todos"...
Deu apagão e o governo se esqueceu de investir na educação, de equipar as escolas, de remunerar de forma justa os professores...
Deu apagão na educação e a escola esqueceu de ver a diferença como sinônimo de diversidade, passando a entendê-la como oposição à igualdade...
Deu apagão na educação e os alunos deram branco na prova porque precisaram decorar o conteúdo.
Deu apagão na educação e a escola esqueceu-se que educação é para a vida, não só para passar no vestibular...
Deu apagão na educação e a escola esqueceu-se de falar da sexualidade lésbica e homossexual, da cultura cigana, das pessoas com deficiências físicas ou psíquicas, das culturas populares, do racismo. Esqueceu-se que a realidade social não é feita só do branco, do masculino, do letrado,do heterossexual, do católico...
Deu apagão na educação e a escola esqueceu de ensinar o aluno a perguntar , a duvidar, a questionar, insistindo em que dêem respostas...
Deu apagão na educação e o professor esqueceu que o trajeto, mesmo com erros, é aprendizado...
Deu apagão na educação, um apagão histórico, secular!
Ei,psiu! faz favor, acende a luz!
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Para além dos Jardins de Infância
Idealizado e criado pelo pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Froebel, os jardins de infância, deveriam ser locais de proteção e cuidados. As crianças eram consideradas o gérmen da humanidade e necessitavam, desde pequeninas, dos cuidados como em um jardim, por isso o nome Kindergarten. A expressão se impôs em todo o mundo, inclusive no inglês. As crianças eram consideradas plantinhas de um jardim, cujo jardineiro era o professor. Longe de pretender qualquer questinamento, até porque suas idéias continuam vivas e são referências para o trabalho educativo com crianças pequenas ainda hoje, me coloco a pensar se Froebel estivesse vivo nos dias de hoje. Talvez ele falasse mais da curiosidade das crianças numa era que se intitula tecnológica, numa era em que as crianças não brincam mais de bulica, queimada, pular corda, passar anel, carrinho de rolimã... mas que brincam com modernos vídeo games, passam horas em frente à televisão, acompanham notíciários, acessam internet e são capazes de discutir com propriedade vários assuntos. Talvez ele enfatizasse mais o papel do professor e da escola de educação infantil em tempos de novas concepções de criança, família conhecimento, sociedade.

Froebel defendia uma educação sem obrigações para as crianças, que, para ele, aprendiam conforme seus interesses e por meio da prática.
O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses. Froebel adotava, assim, a idéia contemporânea do "aprender a aprender". Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos. O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos.
domingo, 6 de janeiro de 2008
Espanhóis lançam a primeira boneca com síndrome de down

sábado, 5 de janeiro de 2008
Você está preparado ou preparando seu filho para conviver com a diferença?

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Apertem os cintos, a CPMF sumiu...

Isso não é decolagem não...
No Brasil tem outro nome,
É a tal da recessão.
Nem dois dias se passaram
E já pensam na substituição
Senhor ministro deu a ordem
Apertem os cintos (mas não muito)
Só uma modesta contribuição...
Sai CPMF, entra IOF
Novo conceito de cinto: Adereço muito utilizado pelo povo (governado) e totalmente desconhecido pela cúpula governamental.
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
Blogs, blogueiros e afins...
Blog: é a seqüência cronologicamente ditada de posts em uma página de internet. Pode ser complementada por outras seções, categorias, arquivos, blogrolls e outros apêndices. Também conhecido por Web log. Jornal pessoal publicado na Web, normalmente com toque informal, atualizado com freqüência e direcionado ao público em geral. Blogs geralmente trazem a personalidade do autor, seus interesses e um relato de suas atividades.
Post: Unidade básica de um Blog. É uma unidade textual, visual, audiovisual ou sonora com data de publicação específica que, quando posta em seqüência cronológica constitue o que costumamos chamar de Blog ou weblog.
Blogosfera : O conjunto de blogs existentes ou a comunidade de blogueiros.
Blogroll: Uma lista de links de outros blogs ou sites com os quais o autor do blog tem afinidade.
Meme: Quando utilizado num contexto coloquial e menos especializado o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra (google) Num contexto mais específico, seria "qualquer assunto que se espalhe "espontaneamente" na blogosfera" ( definição do meu amigo Sérgio - Opa!!!!).
Problogger: Pessoa que vive dos rendimentos obtidos com seus textos em blogs. É considerado problogger todo aquele que trata o blog como um negócio e/ou dele se sustenta.
Banner: Anúncio colocado em páginas da Web.
Kibar: ( tem até gíria) plagiar, copiar conteúdo de alguém, sem citar as devidas fontes. O nome foi originado por causa do blog kibeloco, que geralmente copia coisas dos outros blogs sem o merecido crédito. O "verbo" pegou e quem plageia na internet é kibador e quem é plagiado, é o kibado.
Feed: contem uma sinopse ou conteúdo completo de um post em um blog.
Feedburner: Popular e eficiente gerenciador de feeds.
Agregador de Feed: Programas ou sites responsáveis por receber e apresentar de forma organizada os feeds dos blogs assinados pelo usuário.
Leitor de Feed: O mesmo que Agregador de Feed.
Trackbacks : É um protocolo estabelecido que permete a intercomunicação automática entre websites. Ele permite um blog "A", por exemplo, notificar um blog "B" de que houve um novo post em "A", e que este novo post pode interessá-lo. Isso se dá através de Ping (mensagens curtas) enviadas de "A" para "B", desde que o post é feito. Desta maneira sempre vai existir um vestígio das reações que aquele primeiro post provocou, sobretudo se estas reações foram publicadas em outros locais da web. Se "A" edita uma reação à um post de "B", "B" será notificado. "B" poderá assim ver todas as reações provenientes de outros blogs. O interesse é que isso se faça de modo automático, possibilitando ter uma memória das trocas realizadas, e é claro sem sair do seu próprio blog ("A" não precisa ir no blog de "B" para postar uma reação ao blog de "B", nem para informá-lo de que isso foi feito).
Tags : São palavras que ajudam a indexar os blogs. São como índices na hora de fazer uma procura. Se seu livro não tem um índice, fica muito mais difícil achar o que você quer! Essas palavras-chaves classificam o seu texto e relacionam as informações.
Blogblogs: O maior site de indexação, ranking e busca de blogs do Brasil.
Blogger: É o serviço de blog mais usado no mundo, tem uma interface simples e fácil de usar.
LiveJournal: Além de blog, também funciona como uma comunidade on-line, com interação entre os usuários.
Terapad: Possui uma versão gratuita para criar e manter um blog no ar. Tem também recursos de fórum de discussão e shopping para venda de produtos.
WordPress: O WordPress é um dos sistemas mais usados por quem tem blog com dominio pago, porém você pode usá-lo gratuitamente através do portal do WordPress.
Widgets: São componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, como: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc. Além disso, o widget pode representar textos ou imagens que podem ser capturados e publicados automaticamente em qualquer tipo de website, incluindo blogs. Os widgets podem representar também pequenas janelas que ficam no desktop. Essas Janelas têm como objetivo principal entreter, ajudar ou informar o Usuário.
Quem quiser dar mais alguma sugestão poderá colocar nos comentários. Quem sabe eu aprenda mais alguma coisa...